sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Uvada


Agora que já "plantámos" as videiras nesta quinta virtual, há que arranjar várias formas de as servir à mesa, seja ao natural seja através de alguma receita como a uvada.


A uvada é um doce tradicional da zona Oeste, (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Mafra, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Nazaré, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras).


"A "Uvada" era, simultaneamente, um luxo gastronómico e o recurso de ocasião nos jejuns matinais e nas merendas diárias.

A "uvada", “doce caseiro feito no auge das vindimas a partir do mosto das uvas doces e bem amadurecidas, longamente fervido em largos tachos de arame, ao qual se acrescentavam frutos da época (pêros ou maçãs)” vai entrar agora em fase de recuperação, pela Quinta da Margem D`Arada, - empresa agrícola, da região de Alenquer, que se dedica à produção de vinhos - através da “hábil e dedicada avó Dª Celeste Ferreira”.


in oeste diário



Receita da Uvada


Ingredientes:
1 kg de açúcar
1 kg de maçãs (sem serem reineta)
2 kgs de uvas brancas


Confecção:

Com as uvas faça sumo (se as uvas forem muito doces utilize metade do açúcar).

Desencaroce as maçãs, descasque-as e corte-as em pedacinhos.

Misture o sumo de uva, o açúcar e os pedacinhos de maçã num tacho, e leve ao lume.

Deixe ferver, mexendo de vez em quando até o doce fazer estrada. Retire do lume e deixe arrefecer.

Guarde em frascos.

in gastronomias.com


Ao que parece este doce, também conhecido como doce de vinho, só tem a ganhar se acondicionado nas tacinhas típicas de barro cozido da região. Para além disso, os doces, compotas e conservas sempre foram uma forma de extender a validade de um determinado fruto ou outro, tornando possível consumi-lo em épocas em que este já não estaria presente.
Decerto que qualquer familiar ou amigo ficaria muito satisfeito ao ser presenteado com um frasco de doce caseiro. Fica a ideia.

2 comentários:

Unknown disse...

eu bem gostaria de saber onde poderei compra uvada, pois sou de aldeia galega e vivo no porto. parabens pelo seu blog e um abraço do
Pe. Jose Riacardo
pe.josericardo@sapo.pt

José disse...

boa tarde

É possível encontrar em Torres Vedras na Garrafeira de S.Pedro, rua almirante gago coutinho nº9
261 322 916