sábado, 2 de agosto de 2008

Gallus Gallus Domesticus

É impossível imaginar uma quinta sem animais, especialmente sem galinhas. Não só em quintas encontramos as galinhas, elas também povoam quintais, a nossa imaginação, canções e estórias infantis. Quem não conhece a "Galinha dos ovos de ouro"?!



Classificação científica da galinha (Linnaeus, 1758):

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Espécie: G. Gallus
Sub-espécie: Gallus Gallus Domesticus


Ao contrário de muitas crianças hoje que, se não for através de uma visita de estudo a uma quinta pedagógica, ou em passeio à quintinha do Zoo, nunca viram uma galinha fora do supermercado, cheguei a vê-las em pequena.

A minha ama tinha uma capoeira no quintal e eu ficava entretida a olhar para aqueles seres que passavam o dia debicar o chão, em especial para as "chicharitas" que pelo seu tamanho tinham mais piada. Sabia sempre a senhora que me encontraria a dar festinhas aos pintaínhos, na época deles. A minha avó materna ainda tem galinhas, e por mais anos que passem, haverá sempre por lá um galo chamado Chico.

Lembro-me ainda que a minha paterna me contava, que as galinhas lá de casa iam sempre esperar o meu avô ao cimo da rua, acompanhando-o até casa no seu regresso do trabalho, fazendo-me pensar que afinal as galinhas não são animais estúpidos como as pintamos.

E embora as galinhas pareçam todas iguais, depenadas no supermercado, a verdade que me fui apercebendo ao pesquisar para escrever este post, é que as raças de galinhas que povoam estas histórias e memórias são espécies ameaçadas, em perigo de extinção.

As raças autóctones portuguesas desta espécie são três: a Galinha Preta Lusitânica, (de plumagem totalmente negra, podendo ter reflexos azul metálicos); a Galinha Pedrês Portuguesa, (plumagem mosqueada, matizada de cinzento escuro em fundo branco); e a Galinha Amarela, (a galinha tem uma plumagem castanho alaranjada mais clara do que a do galo, no galo a extremidade da cauda e das asas é negra com reflexos metálicos esverdeados).

Segundo dados de 2003 existem cerca de 24 biliões de galinhas no mundo. No entanto, raças como as preta, a pedrês e a amarela estarão votadas à extinção se não se modificar a visão de produzir em massa para consumo que se vê no mundo.

No entanto já decorre em Portugal uma acção de Protecção de Biodiversidade Doméstica - a PRODER - que tem em vista o apoio a candidatos que reunam condições e a vontade de ajudar as raças autóctones que estejam classificadas como raras e muito raras.

fontes:
http://www.galinhasalverca.8m.com/
http://www.inga.min-agricultura.pt/ajudas/agroamb/mra/regras.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galinha

imagem: galinha pedrês

Sem comentários: